Jedi: Fallen Order

Começo confessando que Star Wars nunca me convenceu. Embora gostasse de assistir os filmes originais dublados na “sessão da tarde” quando era criança, não nasci a tempo de viver as estréias nos cinemas, e nasci antes do tempo de apreciar a “disneylização” da franquia.

Da mesma forma, os jogos baseados em Star Wars são, de modo geral, controversos em qualidade. Filmes e games nem sempre se comunicam bem, e este sempre foi um exemplo clássico.

Quando do lançamento de Star Wars: Jedi Fallen Order, a mistura de Dark Souls com Uncharted e Star Wars não teve apelo suficiente para abrir minha carteira. Um dos reviews que assisti (dunkey), piorou minha impressão. Parecia mais uma tentativa de arremessar vários elementos interessantes em um contexto rentável, ignorar os bugs, glitches e balanceamentos, e esperar o dinheiro entrar.

Com a chegada do Playstation Plus Extra, tive a oportunidade de experimentar jogos que até então, torci o nariz em seus lançamentos (Ghost of Tsushima foi uma dessas agradáveis surpresas, em artigo que escreverei em outra oportunidade) e um que me surpreendeu, foi exatamente Jedi Fallen Order.

Dodge, parry, riposte. O combate é baseado no modelo Souls. Encarar os inimigos face a face é pedir para se frustrar. A recomendação é aprender o moveset de cada inimigo, acostumar-se com o timing do parry e apreciar os finishing moves. Além disso, a ambientação tem um quê de sombrio, a sensação de solidão em algumas masmorras (quebrada, ocasional e oportunamente pelo carismático mascote BD-1), o susto ao se deparar com um mini chefe inesperado no meio do caminho, encostas repletas de inimigos agressivos, ao mesmo tempo em que lhe é gradualmente oferecido o visual fantástico que foi desenvolvido no jogo, farão você lembrar de Dark Souls, de forma positiva.

Outra série que também nunca me convenceu, mas as sequências eletrizantes de plataformas, saltos impossíveis, estão presentes de maneira inteligente e bem integrada, dando ao jogo uma fluidez de movimento e agilidade que ajudam muito na composição, é Uncharted.

Além disso, os puzzles que te levam a usar “a Força” são inteligentes e não tiram o ritmo do jogo. São, na verdade, divertidos e pouco frustrantes quando você erra de novo e de novo. As recompensas pelos desafios são constantes, fazendo com que você insista mesmo quando o obstáculo é grande.

Em suma, um game bem feito, polido, desafiador na medida certa, em especial para a seleção sub-óbito que precisa compartilhar o controle com os filhos. Ligue, jogue seus preciosos 15 minutos e volte para seus afazeres profissionais/domésticos. Mesmo se você não gosta de Star Wars ou Dark Souls ou Uncharted, Jedi Fallen Order inaugura um gênero dentro de um gênero, e eu espero que lancem uma continuação (mesmo que eu demore anos para terminar).

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